BILLY: Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial
Publicado em 24/02/2017
Aos 12 anos de idade, o Billy teve um rompimento do ligamento cruzado cranial – que, ao contrário do que o nome pode levar a pensar, fica no joelho.
A ruptura do ligamento cruzado cranial é comum em cães. Produz instabilidade e processos degenerativos das articulações. Na Medicina humana é muitas vezes chamada de doença do jogador de futebol, já que muitos esportistas apresentam essa doença devido às frequentes pancadas na região.
Quando chegou a mim, o Billy mancava bastante e apresentava muita dor no joelho. Para se chegar ao diagnóstico, foi feito o chamado teste de gaveta. Nesse teste, o joelho é tracionado e caso apresente instabilidade, a doença se torna uma realidade. Foi o que aconteceu. Ainda foi feita uma radiografia, para verificar se havia sinais de degeneração, como a osteoartrose ou osteoartrite.
Partimos para a cirurgia e, após todos os exames preparatórios, foi feito a reconstrução extracapsular do ligamento cruzado cranial. A cirurgia foi um sucesso e o animal voltou a apoiar a pata em apenas 24 horas.